Odontologia Preventiva
- Dr. Marcelo Zandoná
- 15 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Importância do diagnóstico precoce
Deve-se ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da cárie dentária, pois sabemos que, quanto mais desenvolvida a cárie, maiores serão as implicações para o complexo dentinopulpar (dentina/polpa), com diminuição da resistência do remanescente dentário, exigindo para seu tratamento preparos dentários e restaurações mais extensas , tornando mais onerosos e complexos os tratamentos. Acrescentam-se, ainda, conseqüências nocivas para as gengivas.Os processos cariosos que se desenvolvem em fissuras podem ser evitados com a aplicação de selantes.
Cárie
A cárie dental pode ser definida como uma destruição dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentais (esmalte, dentina ou cemento) é causada por ácidos (especialmente o ácido lático), produzido pela fermentação bacteriana dos restos alimentares da dieta.
A baixa do pH ocasiona dissolução do esmalte e transporte do cálcio e fosfato para o meio bucal.
Quando não escovamos os dentes corretamente, acumulam-se restos de alimentos e bactérias aderidas aos dentes, formando a placa bacteriana (biofilme). Na placa, as bactérias transformam o açúcar dos restos de alimentos, excretando ácido; que por sua vez corrói o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de açúcar, e somente com uma higiene deficitária pode ser prejudicial aos dentes. A destruição localizada na superfície dentária é iniciada pela descalcificação do esmalte, seguida por lise enzimática das estruturas orgânicas que leva à perda de estrutura com formação de cavidades.
A cavidade pode evoluir e penetrar na dentina alcançando a polpa, levando assim a um tratamento de canal (endodontia).

Importância da aplicação de flúor
O flúor juntamente com o cálcio são bactericidas, agem também inibindo o processo de desmineralização na formação da cárie, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. Você deve fazer uma profilaxia com aplicação de flúor tópico a cada 6 meses após a realização de uma profilaxia com o Dr. Marcelo Zandoná.
Commentaires